PORTALFORRO.NET – Coluna LEMBRANÇAS DO FORRÓ apresenta: a história de RITA DE CÁSSIA – A poetisa do forró!

É chegado o mês de Junho, ponto alto da cultura nordestina e época em que o forró impera nas festas e festejos de São João. O Portal Forró trará uma série de reportagens com grandes nomes do forró brasileiro na coluna Lembranças do Forró – Edição Especial, confira a primeira parte com um dos maiores nomes da música nordestina, a poetisa Rita de Cássia:


Texto por Luis Painho:

Hoje o lembranças do Forró, Edição Especial Parte 1, traz a todos amantes do forró contemporâneo a belíssima trajetória de sucesso de um ícone da verdadeira e admirável poesia nordestina, em forma de letras e melodias, que tem em sua lindo e brilhante currículo musical uma verdadeira aula da imensidão que tem em nosso nordeste abençoado por Deus.

Carreira

Estou falando da Poetisa do Forró Rita de Cássia Oliveira dos Reis, nascida em Alto Santo em 8 de agosto de 1972, mais conhecida nacionalmente por Rita de Cássia, cantora e compositora. É considerada a maior compositora de forró do Brasil e tem mais de 350 músicas compostas sem parcerias, sendo letras e melodias de sua própria autoria. No decorrer de sua carreira, Rita de Cássia gravou 12 CDs em parceria com seu irmão Redondo e a Banda Som do Norte, 5 CDs Voz e Violão,1 DVD Acústico, 1 Cd em comemoração aos 20 anos de carreira,1 CD Rita de Cássia Ao Vivo (2010) seguindo de outros trabalhos promocionais. Com mais de 450 composições, não é à toa que ela recebeu do meio forrozeiro o título de “A Melhor compositora de Forró do Brasil “.Rita tem músicas gravadas por vários cantores e bandas, como Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Mel com Terra,Aquarius, Calango Aceso, Rabo de Saia,Catuaba com Amendoim, Balaio de Gatos, Banda Styllus, Aviões do Forró, Eliane, Kátia di Tróia, Frank Aguia, Caviar com Rapadura, Capital do Sol, Calango Aceso, Wesley dos Teclados, Amelinha, Marinês, As Mineirinhas, entre outros.

A vida de Rita de Cássia

Rita é a penúltima dos doze filhos que sua mãe, a professora dona Maria Oliveira dos Reis teve com seu pai, o agricultor e sanfoneiro Francisco Flor dos Reis. Quando começou a compor, escrevia suas poesias em cadernos e guardava só para ela, porque não se interessava em mostrar a ninguém e quando concluiu o 2° grau, seu irmão Redondo a convidou para ser cantora da Banda Som do Norte. Mesmo sem aprovação dos pais, inclusive por meio de conselhos do padre da cidade que dizia a família para ela não entrar no mundo artístico porque era muito inteligente e tinha futuro brilhante, Rita ingressou em seu sonho de cantar e ser uma grande compositora e com o tempo ela os fez mudar de ideia.  Em 1992, a cantora Eliane grava Brilho da Lua, um sucesso absoluto da época, sendo a música mais executada em Fortaleza no período e um clássico do forró moderno lembrado até hoje. Logo em seguida, a canção “Sonho Real” foi gravada pela Banda Mastruz com Leite que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e outros Estados mas era só o começo de uma frutuosa parceria. Em 1993, Mastruz com Leite grava “Meu Vaqueiro, Meu Peão” de Rita de Cássia e é uma explosão de sucesso em todo Brasil e é considerada o hino do forró até hoje!

Assim começou o estrelato de Rita de Cássia como compositora e já em 1993, ganhou o diploma de “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. O forró começava a tomar conta de todo Nordeste com a nova linguagem romântica, a poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo e Rita de Cássia, usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções lindíssimas e recebia muitos elogios a cada dia de locutores, bandas e de principalmente de jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução. Em 1994, Rita voltou a ser premiada e ganha o prêmio “Destaque da Região Vale do Jaguaribe” como melhor compositora do nordeste. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do país e, em 1995, recebeu os parabéns do ECAD por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil, juntamente com a SomZoom Stúdio. Foi também nesse ano que foi gravado o primeiro CD intitulado Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte, tendo como sucesso a música “No voo da asa branca”, em que retratava a saudade dos nordestinos que deixavam sua terra natal e partiam para as grandes cidades.

Prêmios e Consagração Nacional

No ano de 1998, Mastruz com Leite volta a fazer sucesso nacional com a música “Tatuagem” de Rita de Cássia, que foi umas das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil. Em 1999, Rita participou do projeto “Barraca do Gonzagão 2” onde homenageou o Rei do Baião Luiz Gonzaga interpretando a canção “Meu Pajeú” do Luiz Gonzaga e do Raimundo Granjeiro, concretizando assim mais um sonho de Rita me cantar sucessos de um dos seus maiores ídolos, O rei do baião! Em 2000, seus méritos também foram reconhecidos no evento “XX – O Século das Mulheres”, promovido pelo jornal Folha do Comércio, onde ela foi homenageada e recebeu o título de “Compositora do Século XX”.  Em 2001, Rita de Cássia juntamente com o Emanoel Gurgel e a Somzoom Stúdio trouxe ao mercado musical um desafio em compor uma canção extensa com mais de 8 minutos que retratava a história real de um amor proibido, que dessa paixão nasce um fruto abençoado e que explodiu em todo território nacional, a canção “Saga de um vaqueiro” na voz do cantor Neto Rapariga do Forró Catuaba com amendoim. Essa canção voltou ao mercado forrozeiro em 2008, no cd “Arrocha o nó 2” da Banda Mastruz com Leite, a banda que tem o maior número de canções gravadas da Rita de Cássia,e novamente volta na voz do Neto (agora no Mastruz) e até hoje permanece no repertório emocionando a todos que a ouve. Em 2002, teve novamente a explosão de suas composições na música “Jeito de Amar”, gravada na voz de Solange Almeida e o Xand na Banda Aviões do Forró, em seu Segundo cd. Em 2004, Rita deixa a Banda Som do Norte após 10 anos e não parou de cantar e compor divulgando vários sucessos e CDs promocionais com clássicos e inéditas. Em 2013, o Mastruz com Leite, na voz espetacular do cantor Neto no CD  vol.46 traz uma bela homenagem com a canção feita pela mesma “Mãe Maria e Pai Chico Fulô” que conta a linda história da família e da vida da poetisa Rita de Cássia. Nesse mesmo ano, ela gravou o clip da canção “O tempo e a Certeza” nos Stúdios Somzoom. No ano de 2015, Rita recebe mais uma benção de Deus no filme “Boi Neon”, filme que ganhou prêmios no Brasil e no exterior relata a história de um vaqueiro e traz em trilha sonora a canção “Meu Vaqueiro meu peão” de sua autoria, originalmente gravada na voz da cantora Kátia Cilene e o Forró Mastruz com Leite, sendo mais um reconhecimento da poetisa do forró na cultura nacional.

Discografia de Rita de Cássia 


Lista dos principais prêmios

Em sua trajetória de vida, trabalho e sucesso ela coleciona grandes e brilhantes premiações vejamos algumas:

  • “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. (1993)
  • “Destaque da Região Vale do Jaguaribe”. (1994)
  • “Compositora do Século XX” (pelo evento “XX – O Século das Mulheres”). (2000)
  • “Compositora do século XX” (pelo Jornal Folha do Comércio de São Paulo).
  • “Diploma de Mérito Cultural” (pela ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará). (2008)
  • Maior Compositora de Forró do Brasil” (pelo Jackson e Gonzagão do São João de Campina Grande) (2010)

Rita de Cássia atualmente segue em sua carreira solo mas com o mesmo brilho, carisma e originalidade de sempre. Seu jeito doce e agradável conquista a todos por onde passa se apresentando e permanece compondo maravilhosas canções! Espero que ela receba com carinho essa linda homenagem do Google do Forró,rsrsrsr assim que a Rita me chama. Sucesso e muita luz em seus caminhos!

O PORTAL FORRÓ preparou um EP especial com alguns dos grandes sucessos da cantora para você:

Baixe agora: 
Confira o repertório:

01 Voo da asa branca

02 Maria Filha do Sertão

03 Meu vaqueiro meu peão

04 Saga de um vaqueiro

05 Raizes do Nordeste

06 Onde Canta o Sabiá

07 Brilho da lua/ Sonho Real ao vivo

Anúncios

Publicado em 13 de junho de 2016, em coluna lembranças do forró, rita de cássia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: