PORTALFORRO.NET – Coluna LEMBRANÇAS DO FORRÓ apresenta: Natinho da Ginga, um dos maiores produtores da história do forró!

img_2908

Hoje apresento a todos amantes e apreciadores de uma boa música regional um breve histórico de um grande mestre na arte musical e um artista que podemos dizer que tem múltiplas funções além de tocar diversos instrumentos musicais pois canta, produz e compõe, além de ter em seu currículo mais de 600 canções com sua assinatura e com grandes parcerias. Relato a vocês a linda e brilhante trajetória de sucesso de Raimundo Nonato do Nascimento ou melhor o Mestre Natinho da Ginga, nome artístico que o consagrou em todo nordeste. O nome Natinho da Ginga veio do esporte (capoeira) que o mesmo praticava, antes ele era conhecido apenas como o compositor Natinho Nascimento, daí por causa da capoeira trocou o Nascimento por Ginga.

Cearense Nascido em Canaã município de Trairi, é formado em Administração de Empresas na UNIP-CE e atualmente faz pós-graduação em Direito Tributário na Faculdade Ateneu, que fica em Fortaleza-CE. É um dos maiores responsáveis por produzir e descobrir grandes nomes no cenário forrozeiro e no meio popular. Natinho deu seus primeiros passos musicais ainda criança nas festinhas de igrejas em sua infância, mais foi aos 9 anos que começou a estudar música e aprender a tocar violão, seguindo de outros instrumentos como guitarra, baixo, teclado e percussão. A partir daí nasciam belas e maravilhosas canções, ainda seguida de versos e letras sem registros e nada profissional, apenas a mente de um gênio sendo desenvolvida pra mais tarde ser projetada pra grandes descobertas e conquistas. Ele só seguiu a carreira musical após servir a marinha dos 17 pra os 18 anos mas não ficou por lá, partiu pra o lado musical.

Amante da boa música Natinho era fã do cantor Fagner, profissional o qual ele tinha respeito e admiração. Era também pesquisador e admirador da músicas e ritmos latinos (cumbia, mambo, merengue, zouk e kassicó) e se espelhava nessa mistura de ritmos brasileiros com ritmos latinos, pois sempre teve grande facilidade de compor qualquer estilo musical mas foi no forró que o mesmo encontrou o lado comercial. Natinho não teve apadrinhamento pra mostrar seus trabalhos, sempre tomou iniciativas e saía mostrando suas qualidades musicais em busca de oportunidades. Seu primeiro sucesso nasceu em 1988 no LP do Cantor Beto Barbosa, a canção Forregue foi estouro na época e a partir daí nascia um novo vínculo de amizade e o Natinho começou a produzir  Beto Barbosa.

Ainda no fim dos anos 80 surgia outro grande sucesso da época, a Banda Passport que veio com os sucessos (Ginga Africana e Mudou o nosso amor). Natinho da Ginga como interprete lançou LPs nos anos 80, que tiveram sucessos tocados nas rádios da época como: Essa coisa pega, Balançando o esqueleto, Lágrimas de crocodilo, Balanço latino, Solte sua taralha, entre outras. Natinho teve seu nome em parceria com grandes bandas como Natinho da Ginga e Banda Oxente Music, que estourou com o sucesso Bacana na voz da Joelma Rios e do Rafael Camurça, Caviar  com Rapadura, Banda Matto Cearense, entre outras. Esse grande profissional descobriu e produziu grandes bandas e cantores dos anos 90, dentre eles podemos relembrar: primeiro trabalho da banda Aquarius – Os engomados do Forró que estourou com dois grandes sucessos: Amor a prestação e Amor escondido.o cantorCarlos Rilmar e o sucesso Princesinha, Camurça Neto com a canção Nega Princesa. Trabalhou com o cantor Solano de Belém do Pará, Nonato do Cavaquinho, Sirano e Sirino, João Bandeira, Paulo Ney, Banda Maradonna, Garota Safada e Cheiro de Menina. Ele foi responsável por grandes destaques no forró com as bandas: Forró Maior que emplacou composições com parcerias de nomes como Possidônio, Mardônio, Fernando Monterrey, Sidney Silva, entre outros, assim como sucessos como: Vem ficar comigo, Dominar seu coração, Amor proibido, Tatuagem de amor, Príncipe do meu coração, Tentando te esquecer, entre outras. Natinho produziu e participou em CDs dividindo canções de sucesso nas principais bandas que produziu,vejamos algumas : Forró Café Coado, Forró Legal, Unidos do Forró, Gatões do Forró, Baby Som, Banda Líbanos, Forrozão Tropykália, Zanzibar, Caviar com Rapadura, Calcinha Preta, Mexe Ville, Grupo Show Terriveis, Oxente Music entre muitas outras. Na Caviar com Rapadura o mestre Natinho estourou grandes sucessos canções memoráveis como: Balançando esqueleto, Lágrimas de crocodilo, Novo amor, Me dá uma chance, Brigas, My Mistake nas vozes do Berg Rabelo, Joelma e Mario Augusto. Com Mastruz com Leite, Natinho emplacou o sucesso Amor verdadeiro na voz da Bete Nascimento, no Forró Cavalo de Pau na voz da Francylene o sucesso Lua solidão, A rainha do forró Eliane a linda canção Amor ou paixão que estourou nos melhores programas de TV de São Paulo e do Rio de Janeiro ganhando uma grande projeção. Trabalhou com o Cantor Ovelha, estorou sucesso com Márcia Ferreira, Trio Los Angeles,

O músico fez turnê pela Europa e trabalhou nas mais renomadas gravadoras como responsável pelo departamento do estilo forró como:Sony Music, EMI Odeon,Polygran (hoje Universal Music) e a Continental. Teve projetos de coletâneas de forró apoiados pelos renomados apresentadores de TV Ratinho e Raul Gil e lançou a Banda Aviões do Forró em 2002. Natinho dividiu grandes sucessos com belas vozes femininas do nosso forró, dentre elas não podemos deixar de citar: Solange Almeida, Jeanny Lins, Joelma Rios, Vanessa Ville ,Cleene, Samya Maia e a Lanne Santos. Natinho é um grande conhecedor e descobridor de sucesso e na saída do Frank Aguiar da Somzoom o Frank iniciou uma nova etapa migrando pra gravadora Abril Music e explodiu em São Paulo e Rio com as canções feita pelo Natinho: Mulher madura e o Hino das loiras. Ainda na ativa com sua mente brilhante e inovadora Natinho da Ginga em 2014 trouxe a banda Eletroforró, a qual teve seus cantores escolhidos em um programa na TV Diário do Ceará.

Quem é forrozeiro e apreciador do forró contemporâneo certamente em algum momento da vida já deve ter ouvido alguma canção com os seguintes dizeres: “É a banda… com participação de Natinho da Ginga” não dá pra esquecer dessa frase maravilhosa. Essa é minha singela homenagem aquele que fez e faz do nosso forró uma grande máquina de sucesso com grandes e brilhantes letras e melodias dançantes e contagiantes, Ao Mestre Natinho da Ginga.Luis Painho!

O PORTAL FORRÓ preparou um EP especial com alguns dos grandes sucessos do músico para você:

Baixe agora: http://www.suamusica.com.br/epnatinhodaginga

01 Balançando o esqueleto – Lágrimas de crocodilo

02 Amor verdadeiro

03 Vem ficar comigo

04 Volta pra mim

05 Coração fica ferido

06 Coração latino

07 Ah como eu te quero

08 Ciúme de você

Anúncios

Publicado em 27 de maio de 2016, em coluna lembranças do forró. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Prezados Senhores,
    Gostaríamos de pedir um espaco no Site para apresentar o novo Single do JOÃO MOSSORÓ, intitulado XOTE MILAGROSO (Chico Roque e Paulinho Rezende) do CD O TEMPO, recém lançado no mercado de música Digital.João Mossoró é um dos irmãos do TRIO MOSSORÓ que imortalizou diversos sucessos nas Décadas de 60,70 e 80. O Cd foi produzido pelo produtores e compositores Rubinho De Paula e Chico Roque,gravado no Rio de Janeiro. O reportório ilustra assinaturas de grandes compositores da Mpb,nomes como: Paulinho Rezende, Chico Roque, Paulo Debetio, Neneo, Rubinho, entre outras regravações.Lançado pelo Fonoplay Music, Direção Artística Ronaldo Monteiro.
    http://ouca.la/joao-mossoro-xote-milagroso

    Curtir

Comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: