PORTALFORRO.NET – COLUNA Falando em Forró: Como comemorar o aniversário de uma grande banda de forró?

 

Se na vida não sabemos quando acaba a contagem dos nossos dias futuros, é no aniversário que sabemos exatamente quantos dias do surgimento se passaram até ali. Na mitologia grega, surgiu a tradição de usar bolos de mel coberto de velas para comemorar essa data tão importante e no forró as tradições se repetem em forma de lançamentos e comemorações especiais das mais variadas maneiras.

2015 foi um ano muito importante pro nosso forró, seja pela deterioração de algumas modalidades do forró como pelo surgimento de novos nomes e a sobrevivência de grandes tradições sonoras em forma de banda. O ano passado marcou pelos 25 anos do Mastruz com Leite, a primeira grande banda a ganhar proporções e a criar a sonoridade estilizada do ritmo de Gonzagão, 20 anos da Banda Magníficos, a banda que conquistou o país ao som da marcante Me usa e que reinventou o forró romântico com seus metais e sanfona harmoniosos e, por fim, mas não menos importante, a Calcinha Preta com seus 20 anos de existência e o seu sucesso midiatico, a introdução ímpar de tons agudos e a ressignificação das versões românticas de sucesso no forró. Muito aniversário e pouquíssima festa, vamos analisar as comemorações dessas datas tão importantes pro cenário forrozeiro?

 

Mastruz com Leite

O ano passado começou com o retorno elogiado e animador do casal Ana Amélia e João Filho ao cenário forrozeiro, dessa vez saindo do Mel com Terra e passando a integrar a família Mastruz com Leite novamente. O público foi a loucura e os fãs se animaram com as boas novas por vários meses na internet.

A banda fez esforço, manteve a frente com 6 cantores e, em meio a tantas especulações, as artes do grupo foram tomadas pela marca de 25 anos, um DVD foi anunciado, ensaiado e para a tristeza de muitos não saiu disso. Foram divulgados 3 singles: Adeus (um forró pé de serra lindo mas pouco comercial na voz de Ana Amélia e Neto Leite), Dança do dia a dia (segunda música do ano na voz de Neto Leite com uma letra linda que reafirma o compromisso do Mastruz com a qualidade e com o próprio forró) e Posto ipiranga (música que dividiu opiniões por causa da letra e traz novamente a dupla Ana e Neto nos vocais).

Os Mastruzeiros elogiaram bastante os primeiros clássicos de volta ao repertório na voz do casal mas parou por aí, o repertório quase imutável ganhou algumas novidades em 2016 e ”novidades estão por vir”, a banda mantém todos os cantores (com exceção de Neto Leite) com uma quantidade muito pequena de músicas e não aproveita a rica discografia da banda como devia segundo uma parcela significante dos fãs. O DVD anunciado foi cancelado em meio a rumores da volta de Kátia Cilene ao grupo somzoom, que acabou levando a musa aos vocais da Cavalo de Pau que acabou ganhando um DVD no lugar da banda irmã mais antiga, Kátia saiu da empresa e assim permanece o Mastruz sem nenhuma data de gravação. Talvez um repertório renovado com outros hinos, mais espaço para todos os vocalistas no show (o público também quer ouvir mais João Filho e Rainer; Ingred e Eryka gravaram músicas lindas no vol 46 que entraram e já saíram dos shows ), um DVD com a identidade do Mastruz com Leite (sinônimo de qualidade e sinônimo do próprio forró) e talvez ajustes sejam um bom caminho para a banda mãe do forró. Uma das alegrias é a volta de Faisca Bass ao grupo. A maior novidade do ano até agora foi o clipe da inédita Quer saber, com Ana Amélia

 

Banda Magníficos

magníficos20anos

 

A saída de Walkyria Santos pegou a todos de surpresa em 2014. Rapidimadente o grupo de Monteiro reagiu, lançou logo o cd comemorativo de 20 anos totalmente inédito com a frente incluindo Samya Maia, Neto Falaschi (voz da primeira e imediatamente descartada música de trabalho), Adma Andrade, Gui Torres e Renato. Não demorou muito e os dois últimos foram desligados do grupo fazendo da Magníficos um trio. O primeiro single chamado “Do jeito que você merece “, mesmo não sendo na voz dos cantores que saíram, foi abandonado nas rádios e não foi trabalhado em shows, um descarte inexplicável.

A música Espaços e Vazios foi o grande destaque do CD, ganhou fama na internet e agradou vários forrozeiros mas não foi suficiente pra impulsionar um trabalho de tanta qualidade. Meses depois foi lançada uma coletânea com versões dos grandes sucessos da banda, versões do último cd inédito e divulgação em sites de download. Os fãs clamaram mudanças de repertório e uma comemoração digna com DVD ou um show especial mas infelizmente não foram atendidos porém a surpresa veio recentemente: o novo trabalho TOP 25  trouxe um álbum ao vivo (com clássicos) e inéditas bonitas, dentre elas uma  canção dedicada ao verão com ritmo agitado e arranjos bem feitos, Greve de Amor trouxe Samya Maia elétrica e cantando temas pop novamente, a música atual de trabalho é a romântica ”Assim sou eu sem você” com Samya e que virá em um ”próximo lançamento” mas não sabemos se a reação das agendas condiz com os esforço em atualizações, tomara que sim! Talvez um DVD com repertório renovado, volta do balé e novo show adaptado às demandas do forró atual, sem fugir da qualidade da Magníficos, possa ser um bom caminho. Os 21 anos já batem na porta…

 

Calcinha Preta

Calcinha_Preta_-_Logo

Dona do fã clube mais caloroso do forró, a sergipana criada por Gilton Andrade tem muita história bonita pra contar. O grupo começou o ano passado lançando promocionais ao vivo que surpreenderam pelo repertório muito atual e repleto de vanerões, a segunda versão do volume 28 trazia Silvania Aquino, Paulinha Abelha, Marlus Viana e Adriano Sill que destacou-se pelo tom sertanejo na voz mas que ao longo dos meses foi perdendo a força perante o público e acabou sendo desligado (hoje muito bem na Karisma). Teve participação no DVD da extinta Banda Calypso, teve DVD promocional em Salvador com um repertório lindo e a promessa de DVD oficial no segundo semestre. Não teve DVD oficial, não teve volta de Daniel Diau (a eterna novela) mesmo depois de música inédita vazada mas teve volta de Bell Oliver, teve Balada Prime (vanerão que ganhou o país por causa do sertanejo e que deu projeção a voz de Marlus), teve música na novela Regra do Jogo, apresentação em programa nacional mas não teve comemoração dos 20 anos. Os fãs até se mobilizaram e fizeram artes próprias pra não passar em branco mas a data ficou meio de escanteio, o DVD foi esquecido por hora e a terceira versão do vol 28 ganhou vida com muito arrocha, vanerão, divisão de repertório desigual e opiniões divididas. Saiu Paulinha, Silvânia, juntaram-se com Diau e fundaram a já aclamada GB. Ana Gouveia, Bell e Michele são a frente atual encabeçada pelo ainda controverso bordão ”A paixão voltou”. Só temos a canção ”Alô amor” para nos contentar neste momento com a tal paixão. Talvez um fim definitivo das mudanças de cantores, unidade nos lançamentos e repertório visando seguir menos as tendências atuais valorizando as boas vozes que possuem funcionem melhor. Um DVD seria ótimo para dar a cara oficial a fase atual da Calcinha Preta, ainda confusa, em que sonoridade se apega ao novo cenário forrozeiro. Nosso sonho é menos arrocha, menos vanerão e mais forró romântico e duetos de arrepiar entre as vozes que lá estão (desse jeito até o vanerão fica prime de verdade)

   

Por fim, o forró está realmente de parabéns por ter projetos tão duradouros e de qualidade que sobrevive aos anos mas o tempo revela várias fraquezas e necessidade de mudança. As bandas citadas acertaram e pecaram em vários pontos, as comemorações de fato poderiam ser melhores e muito pode ser feito nos próximos 12 meses para melhorar um pouco os corações decepcionados com suas bandas forrozeiros. Aqui fica nosso sincero “Parabéns e Feliz Aniversário” a banda Mãe do Forró, a Preferida do Brasil e a Mais gostosa do planeta  por seus aniversários quase que de 26 e 21 anos. Estaremos sempre de olho nas novidades, fazendo críticas construtivas e trazendo aos nossos leitores todas as novidades, que venham felicidades até o próximo aniversário!

Anúncios

Publicado em 3 de abril de 2016, em coluna falando em forró. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: