FALANDO EM FORRÓ: O forró que aprendeu a contar

numeros-620x400

Os números de downloads nunca foram tão importantes quanto depois da era SuaMúsica no forró. O site ultrapassou a barreira de um simples servidor de download para arquivos de música em geral para virar a casa do nosso ritmo tão estimado. Não há dúvidas que atualmente é a maior fonte virtual nordestina do mundo e isso não é pouca coisa!
Há alguns anos a internet de downloads era baseada em links nos servidores Mediafire e 4shared, os gravadores/divulgadores, sem engajados em trabalhar para sua empresa favorita, faziam a festa nas saudosas comunidades do Orkut. Com a facilidade de publicação atual, as próprias bandas puderam assumir o controle de lançamento de suas obras ainda mais de perto. Não vou entrar nos méritos de direitos autorais e discussões mais calorosas sobre lucro de artistas e o modelo ”promocional” do forró, mas observo uma pequena mudança de perspectiva.
O fato é que estamos falando de números e eles nos dizem mais que a numerologia em se tratando de forró. Primeiramente, observa-se uma disponibilidade nunca antes vista no ritmo. O ranking da página inicial é outro ponto crucial pois trata-se de algo extremamente acirrado e a diferença do estar ”à mostra”. Contudo, esse texto não é apenas descritivo da situação: ele nos traz questionamentos como a veracidade dos números e o que eles nos dizem? E não estou falando de idoneidade da empresa que oferece o serviço…

Hoje com a banda larga rápida, barata e acessível a classe média não é tão difícil atingir 1000 pessoas interessada em um nome famsoo no mercado em questão de minutos porém basta 10 mil para criar ilusões. Fãs acreditam que seus artistas estão tendo alcance internacional por muito pouco, 100 mil downloads já é euforia total e sua banda é a ”Top” do planeta. Tenho a impressão que o forró está chegando mais longe mas a velocidade do sucesso é um pouco diferente da de quantas vezes tal arquivo foi baixado.
É bom pro artista se conseguir o alcance real mas PÉSSIMO SE FOR O INTERNAUTA QUE BAIXA, NÃO GOSTA E DELETA, e pior, NÃO VOLTA A FAZER O DOWNLOAD NEM PELA CURIOSIDADE se o trabalho for ruim ou menos que o esperado pelo barulho. Temos um problema real a partir do momento em que investimentos se perdem, ilusões se criam e tudo continua sendo pseudo-algum sucesso.

Anúncios

Publicado em 25 de julho de 2014, em coluna falando em forró e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comenta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: